5 sinais que indicam que a sua fossa séptica está cheia

  15 de Fevereiro de 2023 às 13:00

5 sinais que indicam que a sua fossa séptica está cheia

Em Portugal, muitas habitações têm ainda fossas sépticas. No entanto, só nos lembramos delas quando surge algum problema.

Resumidamente, as fossas sépticas ajudam a gerir as águas residuais domésticas e similares.

Quando se trata da sua fossa séptica, há coisas que pode ‘vigiar’ para saber quando é altura de a limpar.

O que significa uma fossa séptica cheia?

É possível que a fossa séptica esteja cheia e a funcionar normalmente.

Neste cenário vemos um tanque cheio o que significa que está a funcionar a um nível normal cheio. Ou seja, as tubagens de entrada e saída estão a funcionar normalmente e as águas residuais estão a fluir para o campo de absorção ou drenagem do sistema séptico.

Uma fossa limpa não implica que esteja vazia. Após uma manutenção, quando a fossa é utilizada novamente, esta volta ao nível normal de enchimento.

Depois existem situações em que a fossa séptica está cheia porque está entupida. Quando isto acontece, a água residual ainda flui do tubo de escoamento para a área de drenagem, mas os sólidos não se decompõem - o processo não ocorre de forma adequada.

Uma fossa está demasiado ‘cheia’ quando enche até ao topo com águas residuais e não está a drenar adequadamente para a área de absorção.

Como evitar uma fossa séptica demasiado cheia?

Uma vez que a sua fossa séptica estará sempre cheia, o seu principal objetivo deve ser garantir que se mantém no nível ótimo de enchimento.

O melhor é ser preventivo e bombear regularmente o seu sistema. Recomenda-se que limpe a sua fossa séptica num período de 3 a 5 anos. No entanto, o número de anos depende de vários fatores:

  • O tamanho da fossa séptica
  • O número de pessoas na sua casa
  • O volume de águas residuais e resíduos sólidos que a sua família gera

Como pode saber que a sua fossa séptica está cheia, além do nível ótimo de funcionamento?

Para além da acumulação natural ao longo dos anos, outras coisas podem indicar que está na altura de fazer uma limpeza profissional da sua fossa.

  1. Tem dificuldade em descarregar a sua sanita, ou está constantemente com refluxo: Se as casas de banho e os esgotos da sua casa estiverem a drenar lentamente, ou forem difíceis de lavar, tem indícios de um problema na fossa séptica.
  2. Os seus canos emitem sons: Estes acontecem quando algo dentro das tubagens prende o ar e impede que os líquidos fluam pelo ralo.
  3. O seu relvado está de repente a crescer erva verde e exuberante: Isto pode parecer um sintoma estranho, mas se a relva à volta da sua fossa parecer mais saudável do que a relva circundante, pode ser um sinal de que está na altura de a limpar.
  4. A água começa a acumular-se no seu quintal: Se tiver notado água a transbordar ou parada onde se encontra a fossa, esta pode estar a transbordar. A principal diferença entre águas residuais e águas pluviais paradas é que as primeiras são acompanhadas por mau cheiro.
  5. Odor na sua casa ou quintal: Estes cheiros podem indicar que tem problemas com a sua fossa séptica. Isto pode acontecer se um entupimento nos coletores de ventilação do seu sistema provocar gases.

Os gases do sistema séptico consistem em metano, dióxido de carbono e óxido nitroso, por isso é essencial chamar um profissional se encontrar cheiros fortes de esgoto.

Uma falha na fossa séptica pode acontecer em qualquer casa, por isso, seja proactivo com o seu sistema. Se encontrar algum destes sintomas, deve contactar imediatamente um serviço profissional de fossas sépticas.