A Importância do Saneamento para a Saúde Pública

  19 de Maio de 2022 às 14:05

A Importância do Saneamento para a Saúde Pública

O saneamento é um dos aspetos essenciais para o bem-estar da comunidade. Tem como objetivo proteger a saúde humana, prolongando, assim, o seu tempo de vida, além de que faz parte dos direitos humanos.

É importante garantir o perfeito funcionamento do sistema de saneamento e consciencializar e educar a população sobre temas como a proteção ambiental.

Este sistema foi desenhado e implementado, também, para proporcionar vantagens para as economias, por exemplo, com a redução de custos dos sistemas de saúde, a diminuição de dias de ausência no trabalho por doença, entre outros benefícios.

Do saneamento básico fazem parte serviços como a distribuição de água potável, a recolha e tratamento de esgotos, a drenagem urbana e a recolha de resíduos sólidos.

Os esgotos são sistemas criados com o intuito de escoar e permitir o tratamento dos diferentes dejetos da população.

Dentro da categoria de esgotos, podem distinguir-se três tipos. Existem os esgotos domésticos, os industriais e os pluviais.

Os esgotos domésticos, como o nome indica, pertencem a habitações domésticas e permitem, essencialmente, o escoamento da água do banho, da lavagem da roupa, da louça e da sanita.

Já o esgoto industrial serve para escoamento e posterior tratamento dos resíduos resultantes das indústrias.

O esgoto pluvial coleta a água da chuva que é encaminhada para dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento das águas pluviais recolhidas pelas bocas coletoras ou sarjetas.

Como existem diferentes tipos de esgoto também são necessários sistemas específicos de tratamento para cada um deles pois contém resíduos diferentes.

O esgoto doméstico, assim como o esgoto industrial carecem de tratamento em estações próprias.

Este tratamento é necessário para proteger a nossa saúde e o meio ambiente.

A redução da exposição a agentes patogénicos presentes nos esgotos é, assim, uma das formas de preservar a saúde humana.

Os agentes patogénicos, se não forem devidamente contidos ou tratados, podem apresentar um grande risco a nível de saúde para os seres humanos que entram em contacto com estes.

A importância da limpeza e manutenção de esgotos torna-se assim vital. Efetuar estes procedimentos com regularidade evita grandes custos e problemas no futuro.

Procure empresas especializadas em limpeza de saneamento e licenciadas em gestão de resíduos para garantir um serviço de excelência e todo o apoio necessário ao processo de recolha, transporte e descarga de resíduos em instalações licenciadas para o seu tratamento.

A SimpliEsgoto assegura a utilização de equipamentos de proteção individual por todos os seus técnicos especializados, evitando contaminações e propagação de doenças. Promove, também, a consciência ambiental em toda a organização e cumpre todos os requisitos legais, como o encaminhamento de resíduos provenientes de esgotos estações de tratamento certificadas.

Seja um agente da saúde pública, colabore com a SimpliEsgoto.