Criação de Valor para as Empresas a partir da Gestão Ambiental

  04 de Janeiro de 2022 às 13:00

Criação de Valor para as Empresas a Partir da Gestão Ambiental

Há um reconhecimento cada vez maior de que os recursos naturais são limitados e que, por conseguinte, poderão, no futuro, limitar a capacidade de criação de valor por parte das empresas.

Desta forma, a gestão ambiental, além de uma questão social é, também, uma questão estratégica para os negócios.

As alterações climáticas, a crescente procura de recursos como energia, água e outros materiais e a perda de biodiversidade são alguns dos acontecimentos que demonstram a necessidade urgente de reduzir os impactos provocados no meio ambiente.

A produção de resíduos é uma consequência inevitável da utilização de recursos nos mais diversos setores de atividade e atividades socioeconómicas. Cabe às empresas garantir a melhor solução para este tipo de material reduzindo ao mínimo os efeitos no ambiente e na saúde pública.

A gestão ambiental envolve um conjunto de atividades de carácter técnico, administrativo e financeiro.

É necessária a identificação e mapeamento dos processos da empresa, a análise dos resíduos gerados em cada processo, a classificação e quantificação desses mesmos resíduos e, também tratar de questões como o armazenamento, a recolha, o transporte, a identificação e a atribuição do destino, a valorização, o tratamento e/ou eliminação destes.

Uma gestão eficiente deve garantir o uso eficiente dos recursos, minimizando o seu desperdício, a redução do desperdício nas operações e reciclagem do máximo possível de recursos.

Assim, torna-se claro que a gestão ambiental deve ser uma das prioridades empresais. Com a melhoria e a otimização da gestão de recursos e a melhoria da eficiência dos processos reduzem-se os custos como multas, coimas, seguros, etc. e beneficia-se da redução de consumos.

A preocupação com questões ambientais na gestão empresarial e o aumento do envolvimento da organização e dos seus colaboradores na gestão ambiental permite a precursão e concretização de objetivos estratégicos com maior sucesso.

Além disso, reduzindo o risco de incumprimento e possíveis penalizações, as organizações demonstram os seus valores e compromisso com o ambiente.

Em suma, a gestão ambiental eficiente traz vantagens competitivas a nível de redução de custos e, também, provenientes da melhoria da imagem institucional.