Tenho os canos entupidos, e agora?

  23 de Julho de 2019 às 11:53

Desentupir Canos SimpliEsgoto

Já todos passámos pela desagradável surpresa de encontrar um cano entupido, seja porque estão impedidos por restos de comida ou cabelos, seja pelos óleos e gorduras que se foram acumulando nas canalizações e as bloquearam, seja por outro motivo qualquer.

Quando a água começa a acumular-se no lavatório ou na banheira, mas acaba por escoar, apesar da demora, temos tendência a adiar a questão ou a desvalorizar o problema. A verdade é que ao fazê-lo estamos a tornar o entupimento mais grave, conduzindo a problemas bem mais difíceis de resolver, como por exemplo o rebentamento de canos.


Mas então, como devo desentupir canos?

A verdade é que nem todos os entupimentos são iguais e a estratégia adequada para desentupir esgotos ou canos depende muito do tipo de entupimento.

Muitos dos produtos que se vendem com o objetivo de desentupir canos e esgotos são feitos de químicos altamente corrosivos e, mesmo quando resultam bem, momentaneamente, acabam por degradar as canalizações, causando problemas a médio e longo prazo, especialmente se utilizados com frequência.

Recomendamos alguma precaução relativamente às “dicas” que vão surgindo para desentupimentos. Sempre que o processo tem como objetivo a dissolução dos resíduos por efervescência mais ou menos forte, há um grande risco de corrosão das canalizações.

Processos como colocar Coca-Cola e Mentos ainda que, normalmente, resolvam a obstrução, muitas vezes, também rebentam os canos.

No entanto, há alguns truques completamente naturais que não danificam as canalizações e podem ser usados para desentupimentos pequenos:

  • O Desentupidor tradicional é um objeto essencial em casa, normalmente, tem um cabo de madeira e uma ponta de borracha. Deve ser usado com bastante água no ralo, uma vez que cria um efeito de sucção ampliado pela força da água, que puxa para cima os resíduos que estão a bloquear o ralo.

  • Deitar água a ferver em pequenas quantidades e de forma espaçada é um bom método para manter os canos em bom estado e eficaz em desentupimentos pequenos.

  • Usar um arame para encontrar resíduos e puxá‐los pelo ralo também é uma boa solução que pode resolver os problemas mais prementes.

Realçamos, contudo, que estes truques só têm bons resultados em problemas pequenos. Se conseguir desentupir um cano ou esgoto de uma destas formas, esteja atento para ver se a água continua a correr a partir daí com a velocidade expectável e se o problema não se repete.

Caso estes truques não resolvam o problema ou a lentidão de escoamento subsistir, o melhor é chamar um profissional.


E o que vai fazer o profissional?

Como em tudo, também no desentupimento de esgotos a tecnologia não pára de avançar, permitindo a utilização de técnicas e equipamentos de desentupimento de canos e esgotos que não danificam as canalizações.

três métodos fundamentais que os profissionais podem utilizar para desentupir os seus canos, aplicam-se em habitações, lojas, restaurantes ou mesmo na rede pública:


Inspecção de vídeo

Nos casos mais graves, a causa do problema nem sempre é óbvia. Atualmente é possível realizar uma filmagem do interior dos canos, de forma não invasiva, adaptando-se a qualquer cenário e permitindo um diagnóstico claro e certeiro do problema de entupimento - Inspeção de vídeo.

Com este processo, a probabilidade de se tomar a decisão errada, no que toca ao método de desentupimento, é praticamente inexistente.


Hidrojato

Trata‐se de um bico metálico com potentíssimos jatos de água que conseguem, de forma natural e sem qualquer material corrosivo, destruir todos os obstáculos ao bom funcionamento do cano sem o danificar e, ainda, limpando a fundo o seu interior.

É uma solução tão completa, que a SimpliEsgoto oferece 2 anos de garantia aos clientes que optem por esta.


Sistema mecanizado de molas

É um sistema composto por um conjunto de grandes molas flexíveis que destroem quaisquer resíduos sólidos por trituração e, ainda, raspam as paredes interiores do tubo, sem as danificar, para limparem quaisquer resquícios acumulados.

É um sistema menos potente que o hidrojato, mas resulta muito bem na maior parte das situações.

Esperamos ajudá-lo no seu problema de entupimento de esgotos ou canos e, caso necessite de nós, estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todas as cidades de Portugal.

A SimpliEsgoto conta com mais de 20 anos de experiência e elevados níveis de satisfação por parte dos seus clientes.

Contacte-nos através do 308 806 854.