Desentupir Canos

Desentupir Canos

  • Simpliesgoto®
  • 23 de Julho de 2019 às 11:53

Tenho os canos entupidos, e agora?

Já todos passámos pela desagradável surpresa de encontrar um cano entupido, seja porque estão impedidos por restos de comida ou cabelos, seja pelos óleos e gorduras que se foram acumulando nas canalizações e as bloquearam, seja por outro motivo qualquer.

Muitas vezes, quando a água começa a acumular no lavatório ou na banheira, mas acaba por escoar apesar da demora, temos a tentação de adiar a questão ou desvalorizar o problema, mas a verdade é que, ao fazê-­lo, estamos a tornar o entupimento mais grave, o que pode levar a problemas bem mais difíceis de resolver, como por exemplo o rebentamento de canos.

Mas então, como devo desentupir canos?

A verdade é que nem todos os entupimentos são iguais e a estratégia adequada para desentupir esgotos ou canos depende muito do tipo de entupimento. Muitos dos produtos que se vendem com o objectivo de desentupir canos e esgotos são feitos de químicos altamente corrosivos e, mesmo quando resultam bem no momento, acabam por ir degradando as canalizações e causar problemas maiores a médio e longo prazo, especialmente quando se utilizam com frequência.

De entre as dicas normalmente dadas para este tipo de problema, recomendamos alguma precaução – sempre que o processo tem como objectivo a dissolução dos resíduos por efervescência mais ou menos forte, há um grande risco de corrosão das canalizações. Por exemplo, processos como colocar Coca-­‐Cola e Mentos, ainda que normalmente acabem por resolver a obstrução, frequentemente também rebentam os canos.

No entanto, há alguns truques completamente naturais que não danificam as canalizações e podem ser usados para desentupimentos pequenos:

-­‐ O desentupidor tradicional é um objecto que precisa de ter em casa, normalmente com cabo de madeira e ponta de borracha, deve ser usado com bastante água no ralo, uma vez que cria um efeito de sucção ampliado pela força da água, que puxa para cima os resíduos que estão a bloquear o ralo.

-­‐ Deitar água a ferver em pequenas quantidades de forma espaçada é não só um bom método para manter os canos em bom estado, mas também bastante eficaz em desentupimentos pequenos.

-­‐ Usar um arame para encontrar resíduos e puxá‐los pelo ralo também é uma boa solução que resolve muitas vezes os problemas mais prementes.

É de realçar, contudo, que estes truques só têm bons resultados em problemas pequenos. Se conseguir desentupir um cano ou esgoto de uma destas formas, esteja atento para ver se a água continua a correr, a partir daí, com a velocidade expectável e se o problema não se repete.

Caso estes truques não resolvam o problema ou a lentidão de escoamento subsistir, o melhor é chamar um profissional.

E o que vai fazer o profissional?

Mas então, como pode um profissional desentupir canos e esgotos sem danificar as canalizações? Como em tudo, também no desentupimento de esgotos, a tecnologia não pára de avançar. Há três métodos fundamentais que os profissionais poderão utilizar para desentupir os seus canos, que se aplicam em habitações, lojas, restaurantes ou mesmo na rede pública:

Inspecção de vídeo

Quando, como é frequente nos casos mais graves, a causa do problema não é óbvia, é hoje possível fazer uma inspecção de vídeo. Trata-­‐se da realização de uma filmagem do interior dos canos, de forma não evasiva, que se adapta a qualquer cenário e permite um diagnóstico mais claro e certeiro do problema de entupimento. Com este processo, a probabilidade de se tomar a decisão errada no que toca ao método de desentupimento é praticamente inexistente.

Bico de hidrojato para limpeza de tubulação

Trata-­‐se de um bico metálico com potentíssimos jactos de água que conseguem, de forma natural e sem qualquer material corrosivo, destruir todo o obstáculo ao bom funcionamento do cano sem o danificar, e ainda limpando a fundo o seu interior. É uma solução tão completa, que na SimpliEsgoto oferecemos 2 anos de garantia aos clientes que optarem por ela.

Sistema mecanizado de molas

É um sistema composto por um conjunto de grandes molas flexíveis que destroem quaisquer resíduos sólidos por trituração e ainda raspam as paredes interiores do tubo sem as danificarem para limparem quaisquer resquícios acumulados. É um sistema menos potente que o bico de hidrojato, mas que resulta muito bem para a maior parte das situações.

Esperemos que este artigo o ajude no seu problema de entupimento de esgotos ou canos, e, caso necessite de nós, saiba que estamos disponíveis 24 horas por dia em todas as cidades de Portugal. Somos uma empresa com mais de 20 anos de experiência e altos níveis de satisfação e tratamos dos seus canos como se fossem nossos, por isso nunca usamos métodos que possam pôr em causa a integridade das suas canalizações. Para nos contactar, ligue grátis 800 502 365.

Nossos Clientes/Parceiros