Dia da Terra


  22 de Abril de 2022 às 10:18

Dia da Terra SimpliEsgoto

O Dia da Terra, celebrado a 22 de abril, teve início em 1970. O senador norte-americano Gaylord Nelson, após as consequências do desastre petrolífero ocorrido em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, criou um protesto contra a poluição da Terra e colocou este tema na agenda política norte-americana.

Nesse protesto mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Esta celebração anual tem como objetivo reconhecer a importância do planeta e alertar e consciencializar para a necessidade de preservar os recursos naturais.

Este dia é celebrado em mais de 190 países, com a adesão de de cerca de mil milhões de pessoas e, ao longo da história, conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente. Os países e os cidadãos tentam, assim, demonstrar o seu compromisso com a preservação dos recursos naturais, a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

O alerta para a necessidade da promoção de um desenvolvimento sustentável é essencial para garantir a qualidade de vida das gerações futuras, todos estamos conscientes de que o planeta enfrenta grandes desafios na esfera económica, social e ambiental.

OS 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas na sua Agenda 2030 tratam um vasto leque de tópicos interrelacionados e abordam os desafios para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Resultam de um esforço conjunto de governos e cidadãos para caminhar para a sustentabilidade económica, social e ambiental.

Todos estamos conscientes de que para garantirmos um futuro próspero é necessário apostar num futuro mais verde e que, cada vez mais, há uma maior necessidade de investir em políticas e medidas de mudança.

Já a nível nacional, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, desenvolveu o Fundo Ambiental que, em 2022, tem o maior orçamento de sempre, 1125 milhões de euros.

Prevê-se que este seja aplicado para: receitas extra para o Sistema Elétrico Nacional (a aplicar em tarifas de acesso às redes); Incentivo à compra de veículos de baixas emissões; Apoio aos transportes coletivos de passageiros e táxis; Auxílio ao lançamento de leilões de hidrogénio; Apoios financeiros para os consumidores de gás engarrafado; Medidas de Combate à seca.

Estes temas já são discutidos a nível político e empresarial, mas é necessário fazer mais e melhor para preservar o planeta.

Alcançar a mudança desejada também cabe a cada um de nós, neste dia é possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios ou doar dinheiro. No entanto, pequenas mudanças no quotidiano terão um grande impacto no futuro, pequenos atos no dia a dia já são contributos.

Opções sustentáveis para melhorar a nossa pegada ecológica:

  • Reduzir o consumo de bens alimentares, roupa e energia;
  • Evitar o desperdício;
  • Reutilizar tudo o que for possível;
  • Reciclar;
  • Aderir à compostagem;
  • Optar por lâmpadas LED;
  • Evitar materiais plásticos;
  • Utilizar transportes públicos ou até mesmo optar por veículos não poluentes, como por exemplo a bicicleta;
  • Plantar uma árvore.

Junte-se à nossa meta de reduzir a nossa pegada ecológica e alcançar maior equilíbrio ambiental.