Dia Mundial da Canalização

  10 de Março de 2023 às 10:00

Dia Mundial da Canalização

Quem se recorda do Super Mário?

Desde os anos 80 que este personagem protagonizou diversos jogos eletrónicos, séries e filmes de animação convertendo-se, provavelmente, no canalizador mais famoso do mundo.

Na realidade, fora do mundo fictício, existem muitos outros canalizadores que passam de nível, com sucesso, a cada trabalho realizado e, embora não tenham uma princesa para resgatar no final, a palavra ‘super’ também lhes assenta na perfeição.


Isto porque, a qualidade da água que consumimos depende, em grande parte, da instalação e manutenção eficaz dos sistemas de canalização.

Tomamos por garantidas coisas como água potável limpa, autoclismos e duches. No entanto, muitos países em desenvolvimento têm canalizações simplistas ou inexistentes.

De acordo com um estudo realizado pela OMS e pela UNICEF, em 2020, cerca de 1 em cada 4 pessoas não tinha acesso a água potável em casa e quase metade da população mundial vivia sem condições de saneamento básico.

Como lembrete da importância da canalização para a saúde e para a preservação da qualidade de vida da sociedade, o Conselho Mundial da Canalização decidiu, em 2010 que, daí em diante, a 11 de março se celebraria o Dia Mundial da Canalização.

Em vários países são realizados colóquios, encontros, concursos e outras iniciativas nesta data.

Sendo a adaptação às alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável prioridades da ONU, a canalização é essencial para a promoção da saúde global e para a conservação do planeta.

A canalização não está, frequentemente, no topo da nossa lista de prioridades, especialmente quando tudo funciona. Mas, no Dia Mundial da Canalização, pode iniciar um novo hábito para manter o seu sistema de canalização a funcionar o máximo de tempo possível.

Pode começar por banir os produtos químicos nocivos que são demasiado agressivos para os canos. Em vez disso, utilize filtros para captar potenciais causadores de obstrução, como cabelos, antes de estes entrarem no sistema.

Pode, também, solicitar uma inspeção ao estado da sua canalização e uma limpeza de manutenção.

Conte com os ‘Super Mários’ evitar que os seus canos entupam subitamente, conte com a SimpliEsgoto.