Fossas Séticas e Caixas de Esgoto: Qual a diferença?

  18 de Janeiro de 2023 às 12:00

Fossas Séticas e Caixas de Esgoto: Qual a diferença?

Quer seja um novo proprietário sem conhecimento sobre a matéria, quer seja um proprietário experiente, o seu sistema de esgotos pode trazer-lhe algumas dúvidas.

Confundir uma fossa sética com uma caixa de esgoto é um erro bastante comum.

A principal diferença entre uma fossa sética e uma caixa de esgoto é que, a primeira é colocada no subsolo do terreno onde a habitação se encontra e faz um tratamento primário das suas águas residuais no local.

A fossa sética recebe os resíduos domésticos e faz o seu armazenamento, mantendo as águas residuais afastadas dos lençóis freáticos.

Na fossa sética, através do efeito da gravidade, há uma separação entre líquidos e sólidos. Os sólidos acumulam-se no fundo, formando lamas.

Existe um processo de decomposição, através de bactérias, que tem como resultado a eliminação de parte da matéria orgânica das águas residuais. Além disso, óleos, gorduras e outros, formam uma terceira camada, uma vez que flutuam.

Estas necessitam de limpezas e manutenções regulares que devem ser efetuadas por empresas especializadas.

Já a caixa de esgoto é um reservatório para onde afluem as águas residuais das tubagens domésticas com ligação com à rede pública de saneamento.

Os sistemas de esgotos levam as águas residuais para longe da sua casa e encaminham-nas para uma estação de tratamento.

Os sistemas de esgotos, normalmente, fornecidos pelos municípios não estão disponíveis em todo o lado e, nestas situações, prevalece a utilização de fossas séticas privadas.