Inovação nas Reparações de Canos

  07 de Abril de 2022 às 20:10

inovação nas Reparações de Canos SimpliEsgoto

As intervenções tradicionais que se têm vindo a aplicar ao longo dos anos em canalizações e tubos consistem num processo relativamente intuitivo onde se procede à abertura de uma vala longitudinal ao longo da extensão do tubo, a uma determinada profundidade, de modo a possibilitar a reparação ou substituição deste.

Este método traz alguns inconvenientes uma vez que:

  • Envolve uma maior área de trabalho, podendo causar transtorno na zona urbana;
  • Necessidade de mobilização de vários equipamentos;
  • Possível interferência com construções que se encontrem próximas do cano;
  • Exige a reconstituição do pavimento original;
  • Processo demorado, que poderá demorar semanas;

Com a crescente necessidade de reabilitação das redes de drenagem de águas residuais, fruto do envelhecimento das redes, antiguidade dos materiais e métodos utilizados, etc., foram desenvolvidas novas formas de reabilitação.

Os novos procedimentos de reparação usam os tubos já existentes e, através das suas extremidades, manipulam os equipamentos no interior.

As técnicas de reabilitação não destrutivas são mais comuns em países estrangeiros, como a Alemanha e a Espanha, mas começam a surgir em Portugal.

Entre estes procedimentos encontra-se o sistema de cura LED. Esta tecnologia revolucionária permite a otimização das reparações, trabalhando mais rapidamente e aumentando a eficiência em até seis vezes.

Trata-se de uma reviravolta no mercado de renovação de canalizações cada vez mais usada. É projetada para curar revestimentos de feltro, revestimentos de fibra de vidro invertíveis e revestimentos de fibra de vidro pull-in.

Este sistema traduz-se na aplicação de um revestimento interior das tubagens constituído por mangas de fibras de feltro impregnadas com resinas especiais com a finalidade de reabilitar tubagens de materiais distintos e dentro dos diâmetros indicados.

Benefícios:

  • A reparação das tubagens é efetuada sem necessidade de qualquer obra;
  • Tem uma secagem extremamente rápida;
  • Longo tempo de vida útil;
  • Uma vez que não é necessário recorrer a qualquer tipo de obra esta tecnologia oferece também custos operacionais mais baixos que outras tecnologias tradicionais;
  • Trata-se de uma tecnologia verde que protege o meio ambiente usando menos energia e menos energia para curar;
  • A nível ambiental, destaca-se, também, a redução da libertação de poeiras devido ao menor levantamento de terras;
  • A redução da poluição sonora evidencia-se pela menor utilização de equipamentos de grande porte, como as escavadoras por exemplo;

Para a utilização desta tecnologia é apenas necessário um trabalho preparatório que consistem na localização, limpeza e inspeção para que o operador tenha conhecimento pormenorizado do espaço a intervir antes de qualquer reabilitação.

Junte-se à SimpliEsgoto no caminho da Inovação.

Para saber mais sobre este método entre em contacto connosco.