Inspeção de Vídeo em Desentupimentos e os Benefícios que Oferece

  17 de Agosto de 2022 às 13:05

Inspeção de Vídeo em Desentupimentos e os Benefícios que Oferece

O que é uma Inspeção de Vídeo CCTV?

Uma inspecção CCTV envolve uma inspecção visual do interior da tubagem. Verifica o estado dos tubos, identificando quaisquer falhas com os tubos, tais como, fissuras, fendas, intrusão de raízes de árvores, entre outros.

O método de inspecção de vídeo de tubos é realizado utilizando uma câmara apropriada, à prova de água e de alta definição que é fixada na parte superior de uma haste flexível.

A câmara circula através do sistema de esgoto ou da tubagem enquanto a filmagem de vídeo é transmitida ao técnico em tempo real.

A inspecção pode ser gravada e armazenada para posterior revisão.

Os técnicos especializados utilizarão estes dados para identificar a causa e a localização exata do problema nos tubos monitorizados, o que significa que podem tomar uma decisão informada sobre o melhor método para retificar o problema.

Quando deve realizar uma Inspeção de Vídeo?

Recomenda-se a realização de uma inspecção vídeo às tubagens se existirem entupimentos frequentes, se tiver escoamento lento de água persistente ou, por exemplo, antes de remodelações, compra de casa nova ou outro tipo de imóvel.

Uma vez que os tubos estão localizados atrás de paredes, por baixo do chão, ou no subsolo, determinar a localização exata e o motivo de um problema persistente pode ser praticamente impossível sem a ajuda de uma inspecção vídeo.

Uma inspecção vídeo nos tubos escondidos antes de um investimento num imóvel permite assegurar que a linha de esgotos está livre de defeitos que poderiam ser, posteriormente, caros e stressantes.

Benefícios de realizar uma Inspeção de Vídeo

A execução de uma inspecção de vídeo na linha de esgoto permite a poupança de dinheiro uma vez que, ao identificar com precisão a causa do problema, o técnico consegue efetuar apenas o serviço necessário para resolver o problema de forma eficaz e eficiente.

Assim, evitam-se chamadas de serviço de emergência dispendiosas e repetidas.

Além disso, uma inspecção vídeo da tubagem ajuda a identificar um problema em desenvolvimento antes de este se tornar uma reparação dispendiosa ou, pior, um grande entupimento e inundação na sua casa.

Se estiver a plantar uma nova árvore ou a planear o seu paisagismo e não tiver certeza da localização da sua rede esgoto, é benéfico utilizar a inspeção de vídeo para localizar a sua linha e evitar futuras incursões de raízes na mesma.

Alguns dos diferentes equipamentos de Inspeção de Vídeo

Existe equipamentos de inspeção de vídeo portáteis, de pequena dimensão, leves e compactos que podem ser facilmente arrumados numa carrinha. Estes possuem uma grande manobrabilidade, tornando-os ideais para inspeções de pequeno diâmetro e raio de viragem apertado.

Os localizadores de frequência são uma tecnologia que auxilia as inspeções pois permitem verificar o sinal durante toda a intervenção. Estes localizadores são extremamente precisos. Verificam a posição de localização utilizando um visor de micro mapeamento.

Existem outros sistemas de inspeção de vídeo manual, estes de maior dimensão, com rotação de câmara a 360º que permitem inspecionar locais de difícil acesso.

A inspeção de vídeo com sistema robotizado é apropriada para tubagens de maior diâmetro.

Estes equipamentos não provocam qualquer dano nas canalizações e, em grande parte dos casos, evitam a necessidade de obras.

Se se identificou com algum dos problemas mencionados, entupimentos frequentes, escoamento lento de água constante ou se está a pensar remodelar ou comprar um imóvel, não hesite! Entre em contacto com a SimpliEsgoto para realizar a sua inspeção de vídeo.

Dispomos de equipamento adequado e técnicos certificados para o ajudar a resolver uma obstrução atual ou constrangimento futuro.