As estatísticas da SimpliEsgoto indicam que os entupimentos estão entre os cinco piores pesadelos do proprietário de um espaço, quer este se trate de uma residência, empresa ou de uma unidade industrial.
Não há nada pior do que imaginar a sua fábrica inundada com água contaminada, ou descobrir que a água do esgoto está a escorrer pela sua banheira.
A manutenção preventiva é uma das medidas mais eficazes para evitar entupimentos. Esta permite que o fluxo de água e resíduos seja regular, evitando problemas desagradáveis e, por vezes, caros.
A manutenção preventiva envolve o uso de técnicas e equipamentos para realizar uma limpeza e inspeção dos tubos e esgotos de modo a garantir o bom funcionamento de todo o sistema de drenagem.
Alguns dos equipamentos utilizados na manutenção são o hidrojato, as câmaras de inspeção de vídeo, entre outros.
Através deste processo é possível detetar possíveis entupimentos antes que eles se desenvolvam, podendo ser corrigidos a tempo.
Se é proprietário de um espaço físico, deve seguir alguns conselhos simples que podem ajudar a manter os seus sistemas de esgoto livres de entupimentos.
1.Seja cuidadoso com o que descarta
Itens como papel higiénico, restos de alimentos e produtos químicos podem causar entupimentos. É importante sensibilizar todos os utilizadores do espaço sobre o que pode e o que não pode ser descartado pelo ralo.
Instale dispositivos de proteção nos ralos
Informe os utilizadores do sistema sobre o que fazer em caso de emergência
Realize inspeções regulares
Quando realizadas por uma empresa especializada podem ajudar a identificar problemas antes que eles se tornem sérios e resultem em entupimentos.
Lembre-se, a adoção de práticas de manutenção preventiva pode ajudar a poupar tempo e dinheiro a longo prazo.