Os 4 problemas mais comuns de canalização

  29 de Outubro de 2021 às 17:05

Os 4 problemas mais comuns de canalização

Sanitas entupidas, torneiras a pingar, escoamento de água lento no ralo, quem nunca? Estes são problemas comuns das nossas habitações. Eventualmente poderão ser de simples resolução e, se formos dotados de tais capacidades, permitir-nos-ão optar por uma metodologia “faça você mesmo”.

Ainda assim, existem complicações com potenciais perigos que devem ser tratadas por profissionais. Estar ciente dos problemas e soluções comuns de canalização ajuda a perceber quando pode pegar nas suas ferramentas e quando deve recorrer a ajuda profissional.

Estar ciente dos problemas e soluções comuns de canalização ajuda a perceber quando pode pegar nas suas ferramentas e quando deve recorrer a ajuda profissional.

1. Entupimentos

Os canos entupidos são facilmente identificados porque a água retorna após esvaziar a pia, tomar banho ou puxar o autoclismo, podendo até transbordar.

Causa: A drenagem lenta ou os entupimentos aparecem quando algo bloqueia o cano parcial ou totalmente.

Nas pias e chuveiros, o cabelo é, geralmente, o culpado, no entanto, existem outros itens que podem entrar pelo ralo e bloquear os canos.

Nas sanitas, o problema geralmente surge quando algo que não resíduos solúveis entra na canalização.

Esses itens sólidos dificultam ou impossibilitam que a água passe pelo bloqueio e desça pelos canos.

Como reparar: Podemos testar um desentupidor tradicional para tentar remover o bloqueio. Esta ferramenta pode ajudar a soltar a obstrução usando a pressão do ar.

A extremidade aberta do desentupidor deve ser colocada virada para baixo para criar sucção. Se conseguir puxar o bloqueio, pode retirar os detritos.

Como evitar: Evitamos entupimentos colocando apenas resíduos solúveis na sanita. Sendo que quando algo sólido acidentalmente vai parar à sanita devemos retirá-lo em vez de usar a descarga.

Nos chuveiros, podemos recorrer a um protetor de ralo para que os fios soltos não se acumulem dentro do tubo. Devemos manter os fios de cabelo soltos também fora das pias.

Devemos deixar um profissional tratar dos nossos canos entupidos sempre que não conseguirmos remover facilmente o bloqueio. Também devemos optar por chamar um profissional de desentupimentos quando o problema persiste no tempo.

2. Fugas de água nas torneiras ou tubagens

Torneiras ou canos que derramam água são questões comuns do dia a dia. As torneiras que pingam são um incómodo e, também, um desperdício de água.

As torneiras com fugas são fáceis de detetar, pois a água pinga da torneira quando esta está desligada.

Concretizar estes pequenos arranjos pode contribuir para uma economia de até 10% na conta de água.

Causa: Uma causa simples para as pingas poderá ser o casquilho mal apertado, no entanto, as torneiras pingam, também, quando a anilha que faz a vedação da torneira está danificada.

Os danos podem ir desde o rasgo, o deslocamento ou o endurecimento fazendo com que a anilha não vede completamente.

Com o tempo, a sede da válvula também pode sofrer desgaste ou corrosão.

Se as pingas tiverem origem na canalização, é provável que o problema advenha de uma junta do cano.

Como reparar: Nas torneiras, a troca da anilha responsável pelo derramamento de água, ou a troca da torneira, geralmente, resolve o problema.

Este trabalho pode ser feito por nós se soubermos utilizar as ferramentas necessárias, caso contrário, será necessário eleger um canalizador.

Relativamente aos canos, a fuga pode ser uma tarefa de resolução simples ou bastante complexa. No entanto, mesmo que apenas necessitemos de substituir uma junta universal simples, poderá ser mais fácil deixar um profissional fazer o trabalho.

Como evitar: O desgaste natural resultante do uso regular é difícil de evitar. Com o tempo, é natural ocorrerem fugas.

Podemos ter cuidados com a abertura e fecho das torneiras e evitar pressão excessiva.

A fuga de água em tubos é mais difícil de prevenir, no entanto, devemos estar atentos a humidade ou pequenas gotas que sinalizem o problema. Sendo que o ideal será efetuar inspeções regulares.

Para problemas nas tubagens se não tivermos experiência em reparações domésticas o melhor mesmo é chamar um profissional.

3. Água corrente na sanita

A água desperdiçada e o som constante da água corrente são outro dos inconvenientes que podem surgir na nossa casa de banho.

Causa: Se a sanita funciona constantemente, por norma, o problema é interno. Se a válvula de retenção estiver desajustada permite que a água corra. Outras causas potenciais incluem a bóia desequilibrada, o tubo de enchimento solto ou fugas.

Podemos verificar se existe algum tipo de fuga colocando corante alimentar no tanque. Após cerca de 20 minutos, verificamos o vaso da sanita para ver se a cor entrou ou não na água da tigela.

Como reparar: Verificar cada componente para encontrar o problema específico.

Devemos certificar-nos que o tubo de enchimento, um tubo fino e flexível dentro do tanque, está conectado e direcionado para o tubo de transbordo.

Ajustar o flutuador para garantir que a válvula de enchimento fecha corretamente.

Verificar a corrente presa à chapeleta para obter o comprimento adequado e para garantir que não esteja enredada.

Se estes pequenos ajustes não funcionarem, pode ser necessário substituir todos os componentes internos do tanque.

Como evitar: Embora normalmente não seja possível evitar estas situações, podemos inspecionar os componentes com regularidade para garantir que todos funcionam adequadamente.

4. Baixa pressão de água

Nas casas antigas o problema da baixa pressão da água é bastante comum. A baixa pressão da água pode surgir repentinamente ou piorar ao longo do tempo, dependendo da causa.

Causa: Uma fissura nos canos de água pode reduzir a pressão na torneira.

Outra causa potencial é a acumulação de minerais e sedimentos nos canos ou nas torneiras.

Como reparar: Podemos experimentar desaparafusar a extremidade da torneira para efetuar uma limpeza.

Como evitar: Instalar um sistema de filtragem de água para manter os minerais fora dos canos para evitar acumulação futura e inspeções regulares aos tubos são um grande auxílio.

Opte por um canalizador se a pressão da água diminuir repentinamente ou não conseguir identificar a causa do problema. Se a diminuição for gradual, pode ter um problema de corrosão nos tubos, situação que também requer um trabalho profissional.

E se precisar de ajuda, somos uma empresa em que pode confiar! Peça-nos um orçamento e surpreenda-se com a qualidade do nosso serviço: Contacte-nos através do 308 806 854.