Os 7 tipos de entupimento mais comuns que existem


  16 de Fevereiro de 2022 às 13:10

Os 7 tipos de entupimento mais comuns que existem

Sabia que existem diferentes tipos de entupimento?

E que cada um deles necessita de técnicas específicas para resolução da obstrução?.

Todos nós já passámos pelo transtorno de ter um entupimento em casa ou no local de trabalho.

Nas nossas casas um cano entupido é uma dor de cabeça garantida, num estabelecimento comercial pode afetar centenas de pessoas.

No entanto, vamos deixando para trás as inspeções e manutenções periódicas que poderiam evitar estes constrangimentos.

Os desentupimentos domésticos e industriais fazem parte da rotina de uma empresa como a SimpliEsgoto.

Todos os dias nos deparamos com distintas situações e diferentes casos com complexidades diferenciadas. No entanto, há situações que se destacam pela frequência com que somos acionados para as solucionar. Entre elas:

1. Entupimento de sanita

Devido à sua grande utilização, quer em casa, quer em locais públicos, este item está suscetível a vários entupimentos.

Ao contrário do recomendado utilizamos a sanita para o descarte de vários objetos que vão obstruir a canalização, desde o papel higiénico, às toalhitas, entre outros.

Dependendo do grau de entupimento, podemos utilizar técnicas “caseiras” como o depósito de água a ferver ou recorrer ao utensílio desentupidor tradicional mas, as empresas de desentupimento solucionam este problema de uma forma rápida e eficaz garantindo que não se repete no curto prazo.

2. Entupimento do ralo da banheira

O ralo da banheira sofre bastante, sobretudo com a acumulação de cabelos que vão descendo pelo ralo e provocando obstruções. Este tipo de obstrução acontece tanto nas nossas casas como em balneários públicos.

Tal como no caso da sanita, podemos optar por soluções temporárias, mas um técnico especializado conseguirá efetuar um serviço profissional garantindo que não teremos problemas no futuro.

3. Entupimento do lava-loiça

A cozinha é outra das partes que, quer das nossas casas quer de estabelecimentos comerciais, que padece de um grande acumular de detritos nos tubos. Mesmo que na utilização regular se tenham cuidados existe sempre acumulação de restos de comida e gorduras que acabam por gerar problemas com o seu acumular ao longo do tempo.

Se o nível de acumulação for considerável um profissional de desentupimentos será a pessoa mais indicada para verificar os equipamentos e técnicas necessárias para proceder à desobstrução.

4. Entupimento dos canos de esgoto

Todas as situações acima mencionadas podem causar entupimentos nos canos de esgoto da sua casa ou empresa. Este tipo de entupimento é dos mais inconvenientes uma vez que, por norma, os canos se encontram por baixo do piso.

Sempre que aconteça um entupimento nos canos do seu sistema de esgoto, é aconselhável contratar um desentupidor. Este terá todo o conhecimento e equipamentos necessários para realizar o serviço.

5. Entupimento de fossa

As fossas séticas recebem resíduos domésticos e destinam-se à retenção e armazenamento de águas residuais. Quando as fossas estão perto do seu nível máximo de capacidade começam a dar sinais de esgotamento. Por norma, é aconselhável que quando atingem 80% da sua capacidade se agende uma limpeza.

Nos condomínios e estabelecimentos comerciais há uma maior consciência e preocupação com esta parte do sistema de esgoto dado que, em caso de problemas, há um grande número de pessoas afetadas e, como tal, as limpezas periódicas são mais frequentes.

Nos imóveis particulares existe um maior descuido levando à existência de maiores emergências por transbordo de fossas.

Para que isso não ocorra, é importante contratar serviços de manutenção ou solicitar limpezas preventivas.

6. Entupimento de prumadas

Este é outro tipo de entupimento muito comum. Ocorre sobretudo em prédios que dispõem de tubagens verticais que vão até ao último andar e transportam os resíduos de cada apartamento para a rede geral saneamento.

Devido à grande quantidade de resíduos que circulam nestas prumadas, existe a probabilidade de que estas entupam convertendo-se num problema para os moradores. Para que as prumadas funcionem em pleno realize uma limpeza regularmente.

7. Entupimento de separador de gordura

Em restaurantes, hotéis, centros comerciais e empresas com refeitórios próprios a limpeza periódica dos separadores de gordura é obrigatória. Nestes locais em que existe um grande fluxo de gorduras a limpeza é essencial para garantir o funcionamento adequado dos separadores.

A gordura acumulada no separador, quando não recebe a manutenção necessária, pode ir parar às tubagens e causar problemas maiores.

Os resíduos recolhidos a partir dos separadores têm que ser enviados para tratamento em instalações devidamente licenciadas para o efeito.

Este tipo de processo tem que ser feito por especialistas.

Se está a passar por alguma destas situações ou quer evitar passar no futuro a SimpliEsgoto está disponível 24/7 para solucionar o seu problema!

308 806 854