Perigos de Usar Químicos para Desentupimentos

  06 de Julho de 2022 às 17:30

Perigos de Usar Químicos para Desentupimentos

Quando surgem problemas inesperados nas nossas habitações, até pela conjuntura de incerteza que vivemos, tentamos encontrar sempre a solução mais barata para o problema.

No caso de canos entupidos existe uma enorme panóplia de produtos químicos disponíveis em qualquer supermercado, que prometem desentupir a sua canalização.

Adicionalmente, somos constantemente confrontados com anúncios destes produtos que garantem um desentupimento rápido, eficaz e de baixo custo. No entanto, muitas vezes, o barato sai caro.

Estes produtos químicos, quer sejam na forma de gel, líquido, espuma, cristal ou pó, funcionam de forma semelhante. É suposto que o processo químico dissolva ou liquefaça o entupimento.

A verdade é que além de nem sempre desentupirem, efetivamente, as suas tubagens, podem causar danos na sua canalização.

A reação química provocada pode, também, dissolver os tubos, especialmente em áreas que sejam velhas, já estejam parcialmente danificadas ou sejam feitas de plástico.

Torna-se ainda mais grave a utilização destes produtos uma vez que podem ser prejudiciais à sua saúde.


Soda Cáustica


Soda Cáustica SimpliEsgoto

O Hidróxido de Sódio, conhecido como soda cáustica, é um produto muito usado para desentupimentos ainda que seja extremamente corrosivo.

Basicamente, tem uma ação rápida que corrói as obstruções e, por vezes, o próprio cano, permitindo abrir um “caminho” para o escoamento da água, ou problemas maiores, com danos irreversíveis na canalização.

A soda cáustica, pode, inclusive, dificultar o desentupimento. Por exemplo, quando entra em contato com óleo de cozinha, os dois produtos juntos criam uma espécie de massa que aumenta o entupimento.

Este produto não pode ser usado sem proteção, deve usar luvas, óculos de proteção e não usar qualquer outro produto químico em conjunto para não causar uma reação perigosa.

Apesar da soda cáustica ser bastante usada para desentupimentos, esta substância, por si própria, é bastante perigosa, requer imensos cuidados, já que pode causar diversos acidentes e, em casos mais extremos, até morte.

Na pele pode causar queimaduras de segundo e terceiro grau. Situação bastante comum e pode verificar um caso real aqui.

Relativamente aos olhos, se entrarem em contacto com a soda cáustica, uma das consequências poderá ser a cegueira e, se inalada, pode provocar efeitos imediatos ou retardados como náuseas e tonturas ou até doenças respiratórias permanentes.

Se ingerida, além de problemas gastrointestinais permanentes, pode conduzir à morte.

A saúde virá sempre em primeiro lugar, mas, estes produtos químicos, nomeadamente, as sodas cáusticas, também, provocam danos ambientais.

Depois de usarmos este produto para desentupimentos, ele desce pela canalização e, no caso de ter uma fossa séptica, a soda cáustica destruirá todas as bactérias benéficas presentes na fossa.

Depois destes químicos entrarem no sistema de esgoto penetram no solo e nos cursos de água, prejudicando o nosso planeta, que é, também, a nossa casa, aquela que todos devemos preservar.

O melhor conselho é que não tenha este produto na sua casa, mas, caso tenha, mantenha-o longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Pode parecer que recorrer a uma solução como a soda cáustica o vai ajudar a manter o orçamento familiar, mas, devido à sua potencial ineficácia e aos perigos que acarreta, será sempre melhor optar por contratar um profissional de desentupimentos para evitar prejuízos maiores e irreversíveis.

O custo poderá ser superior, mas evitará complicações maiores. Além disso, terá a garantia de que o serviço será efetuado sem recorrer a qualquer produto químico uma vez que estes profissionais possuem equipamentos especializados e, acima de tudo, não colocarão a sua saúde em perigo.

Não se exponha a riscos desnecessários, contacte os profissionais certificados e experientes da SimpliEsgoto, para resolver qualquer tipo de entupimento.