Produção de Biocombustíveis a partir de Resíduos

  09 de Novembro de 2022 às 12:00

Produção de Biocombustíveis a partir de Resíduos

São vários os temas que estão na ordem do dia, nomeadamente, as alterações climáticas e o aquecimento global que são, hoje mais do que nunca, inegáveis.

A necessidade de termos de proceder a alterações no sistema económico para alcançar a sustentabilidade do planeta é primordial.

Posto isto, a importância dos combustíveis, produtores de energia é, também, inegável.

Os combustíveis fósseis foram e são explorados de forma a proporcionar a energia necessária para mover os motores da sociedade.

O facto de serem provenientes de recursos naturais limitados e, eventualmente, poderem escassear, conduziu ao desenvolvimento de combustíveis alternativos.

Isto e a procura por novas utilizações para os resíduos levou a vários avanços na produção de biocombustíveis a partir de resíduos.

Em Portugal, a quantidade de resíduos recolhidos por habitante passou de 441kg em 2002 para 511kg em 2020.

Grande parte destes resíduos tem como destino aterros.

O depósito de resíduos em aterros tem como consequências a erosão do solo, a poluição da água e o empobrecimento da camada de ozono, sendo prejudicial para o meio ambiente.

De forma a reduzir o efeito negativo dos resíduos no ambiente foram implementadas técnicas para que estes possam ser uma fonte de energia e, o termo biocombustível passou a estar presente no nosso dia a dia.

Algumas das técnicas para a produção destes combustíveis são a incineração, a digestão anaeróbica, oxidação catalítica, a biodegradação, a liquefação, a pirólise, entre outras.

A título de exemplo, um terço dos alimentos produzidos, globalmente, para consumo humano é perdido ao longo da cadeia de abastecimento alimentar e, como referido, grande parte é depositada em aterros.

No entanto, os resíduos alimentares têm um potencial significativo para serem utilizados como matéria-prima para a produção de biocombustível através de vários processos de fermentação, devido ao seu conteúdo orgânico, rico em nutrientes.

Os biocombustíveis podem, também, ser produzidos a partir de lixo e outros resíduos agrícolas tendo um impacto ambiental menor ainda.

As tecnologias de conversão de resíduos em biocombustíveis podem desempenhar um papel fundamental no futuro da gestão de resíduos e, consequentemente, contribuir para uma economia circular e um maior equilíbrio de recursos no planeta.

A SimpliEsgoto é uma operadora oficial de resíduos, faz a sua recolha, transporte e descarga nos respetivos locais para que os resíduos tenham um tratamento adequado e sejam convertidos em energia.