Reaproveitamento de Águas Pluviais

  23 de Novembro de 2022 às 15:45

Reaproveitamento de Águas Plúviais

Para falarmos do reaproveitamento de águas pluviais é necessário entender primeiro o que estas são.

De acordo com artigo 115, do Decreto-Lei n.º 207/94, as águas pluviais “resultam da precipitação atmosférica caída diretamente no local ou em bacias limítrofes contribuintes e apresentam geralmente menores quantidades de matéria poluente, particularmente de origem orgânica.” Ou seja, são, nada mais, nada menos, que as águas da chuva.

O desenvolvimento industrial, tecnológico, económico e demográfico gerou um consumo desordenado dos recursos ambientais entre eles, a água, elemento básico para a vida na terra.

Devemos aliar o desenvolvimento tecnológico à procura por soluções que nos permitam reduzir o consumo de água potável, a reutilização das águas pluviais é um dos métodos que o permitem.

Esta pode ser feita através da instalação de sistemas para a sua captação que podem ser colocados tanto em residências como em empresas.

A captação acontece a partir do escoamento do fluído pelas calhas, onde são implantados filtros com a finalidade de reter as impurezas.

A água purificada segue até um reservatório onde recebe tratamento com produtos químicos, sendo, posteriormente, enviada para cisternas. Após todo este processo a água poderá ser utilizada para diversas finalidades.

A água captada pode, também, ser armazenada sem que seja tratada, no entanto, desta forma não pode ser utilizada para consumo.

Vantagens associadas ao reaproveitamento de águas pluviais:

1. Redução da conta de água
Uma vez que a água captada é armazenada pode ser aproveitada para tarefas do quotidiano, como por exemplo, limpeza e rega. Desta forma, reduz a utilização de água da torneira e, consequentemente, a sua conta.

Se pretender ir mais além e proceder ao tratamento completo da água, através dos equipamentos e filtros adequados, poderá mesmo consumir esta água e a economia na conta de água pode chegar a 100%.

Estima-se que, após um ano e meio, a poupança na conta da água, compense o valor do investimento inicial.

2. Combate às secas
A reutilização de águas pluviais contribui para a redução do consumo de água nos reservatórios, assim, com a instalação destes sistemas, estaremos a contribuir para reduzir as secas e as projeções de escassez de água no futuro.

3. Possibilidade de ter um sistema mais independente
Com este tipo de mecanismo faz a sua própria captação de água. Assim, uma parcela da água que utiliza é independente de um abastecimento de terceiros. Pode contar com uma salvaguarda no caso de existirem crises de abastecimento.

4. Sustentabilidade
O uso racional de água é importante não só monetariamente como, também, é importante para a sustentabilidade.

Embora a água cubra cerca de 70% da superfície terrestre, apenas cerca de 2% dessa água é água doce e, uma percentagem ainda menor, 0,3%, dessa é facilmente acessível aos milhares de milhões de organismos que dependem da água doce para sobreviver.

Tendo isso em vista, percebe-se a grande importância de tentar captar o máximo de água potável disponível, incluindo a água da chuva que, com tratamento, é própria para consumo humano.

5. Prevenção de cheias
A grande urbanização sofrida nas últimas décadas, o crescimento desordenado nos grandes centros urbanos impermeabilizando os solos das cidades e a falta de planeamento é clara nos períodos de chuvas intensas.

Os reservatórios de águas pluviais dentro de lotes privados podem contribuir para a diminuição da recorrência desses eventos.


As vantagens oferecidas pelo reaproveitamento de águas pluviais têm caráter financeiro, ambiental e até mesmo de melhoria do meio urbano, podendo encaixar perfeitamente na sua empresa ou na sua residência.

Todos juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para um planeta melhor para as gerações vindouras.