Seca e Escassez de Água. Cinco melhorias a fazer na canalização.

  12 de Outubro de 2022 às 08:00

Limpezas de Outono

Conservar a água é um aspecto cada vez mais importante, sobretudo agora que Portugal e a Europa atravessam uma grave seca.

A redução temporária da disponibilidade de água, devido à precipitação insuficiente pode transformar-se numa catástrofe natural grave.

A seca que se vive em Portugal, atualmente, será a pior dos últimos 100 anos, segundo especialistas.

Em agosto, 60% do território estava em seca extrema e 40% em seca severa.

Embora o governo tenha vindo a tomar medidas de combate à seca este é um problema que não deixa ninguém indiferente.

Com isto em mente, aqui estão cinco melhorias de canalização doméstica que pode fazer para ajudar a reduzir o consumo de água na sua casa e, consequentemente, reduzir a conta no fim do mês.

1. Sanitas Low-Flow

As descargas de sanita representam quase 30% da utilização de água em casa.

Os modelos mais antigos de autoclismos podem gastar até 15 litros de água numa só descarga.

Já um autoclismo com uma fuga pode equivaler a 200 000 litros de água desperdiçada por ano, o equivalente a 40 000 garrafões de água de 5 litros.

A substituição da sua sanita tradicional por uma de baixo caudal pode ajudar a poupar milhares de litros de água todos os anos.

As sanitas de baixo caudal têm tanques mais pequenos e têm um autoclismo de descarga dupla, proporcionando mais flexibilidade na utilização deste.

Se considerar que, em média, uma pessoa puxa o autoclismo seis vezes por dia e que uma sanita de baixo caudal não utilizará mais de 1,6 litros de água por descarga, poupará cerca de 70 a 80% de água.

Uma sanita de baixo caudal significa uma redução de custos imediata. Durante um período que poderá durar até 30 anos, em circunstâncias normais, não precisará de a substituir.


2. Chuveiros que poupam água

A instalação de chuveiros eficientes pode, também, fazer uma grande diferença no racionamento de água na sua casa de banho sendo que estes são, por norma, os equipamentos que mais água gastam nas nossas casas.

Estes chuveiros não só utilizam menos água, como também fornecem alta pressão de água pelo que não há necessidade de se preocupar com o facto de os chuveiros não fornecerem pressão suficiente para tomar um duche confortável.


3. Redutores de Caudal nas Torneiras

Instale redutores de caudal em todas as torneiras de casa e terá uma diminuição de consumo significativa. Estes são fáceis de aplicar e têm um preço bastante acessível.

Os redutores de caudal baseiam-se no efeito venturi, misturam ar e água diminuindo, assim, o caudal, um redutor de caudal numa torneira vai diminuir o desperdício de água em cerca de 50%.

Procure os modelos que melhor se adequam aos seus dispositivos.


4. Aquecedores de água sem tanque de tamanho certo

Existem múltiplos tipos de aquecedores de água. Entre os mais populares estão os aquecedores de água com tanque e sem tanque.

Os aquecedores de água de tanque correspondem ao estilo tradicional em que a água é aquecida e armazenada num tanque até ser necessária.

As opções sem tanque aquecem a água a pedido, pelo que não necessitam de um grande recipiente para armazenar a água quente.

Aquecedores de água sem tanque que forneçam água quente ilimitada são uma excelente adição ao sistema de canalização da sua casa.

Desta forma, nunca mais vai ficar sem água quente. Pode fazer funcionar várias torneiras ou chuveiros em simultâneo sem uma redução no fornecimento de água quente.

Adicionalmente, os aquecedores sem tanque poupam espaço, são mais rentáveis, mais duráveis, com períodos de vida de 20 a 25 anos, e a funcionalidade eficiente dos aquecedores de água sem tanque permite uma água quente instantânea.


5. Corrigir fugas na canalização

Por último, tenha atenção ao estado da sua canalização. Verifique todos os canos e torneiras que estão no exterior.

Quanto à canalização no interior das paredes, opte por realizar uma inspeção de vídeo para verificar que não existem fissuras que possam causar desperdícios de água.

As câmaras CCTV utilizadas neste procedimento são altamente precisas e conseguem indicar o exato local da fissura para resolver o problema.

Atualmente, também existem métodos como o sistema curado de LED que permite efetuar a reparação dos tubos sem que tenha que efetuar qualquer obra que danifique a estética da sua casa.



Estas alterações não descartam os pequenos gestos e hábitos de poupança de água nas tarefas diárias, mas podem ser um grande auxílio para combater a escassez deste recurso vital.

Esteja consciente de que, ao realizar estes investimentos, estará a dar o seu contributo para combater as alterações climáticas de que tanto se tem falado e que tanto nos têm preocupado.

Esta é uma preocupação presente na SimpliEsgoto e, como tal, diariamente tomamos medidas para gerir de forma eficiente o nosso consumo de água.

Tal como nós, diminuía a sua pegada hídrica e contribua para um planeta melhor para as gerações vindouras.