Segurança e Proteção nos Desentupimentos.

  26 de Outubro de 2022 às 08:00

Limpezas de Outono

Estamos no mercado há mais de 25 anos, sempre com o objetivo de proporcionar uma solução rápida e confiável para todas as situações em que a água não encontra saída. Seja por causa de um entupimento ou outro problema que cause obstrução na sua canalização.

Por isso, sabemos que a segurança do profissional que irá executar o serviço de desentupimento é fundamental.

Fatores que temos sempre em conta nas nossas intervenções:

  • Equipamento de proteção
  • Nas diversas áreas de trabalho que incluíam algum tipo de risco físico é essencial o uso de equipamentos de proteção individual. Os desentupimentos não são exceção.

    Deve ser utilizado vestuário e material de proteção adequado a cada desentupimento para prevenir ferimentos ou exposição a agentes causadores de doenças durante a execução do trabalho.

    Existe uma enorme panóplia de equipamentos de proteção individual, na qual estão incluídos óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, entre outros.

    Geralmente, nas intervenções mais simples, é apenas necessário o uso de capacete, fato-macaco, luvas e botas.

    No entanto, em intervenções mais complexas, pode ser necessário utilizar equipamento de segurança adicional como proteção de olhos, máscaras respiratórias e fatos protetores para produtos químicos e outros elementos.

  • Formação
  • Para efetuar intervenções que envolvam desentupimentos, saneamento e resíduos é necessário que os operacionais tenham formação específica na área.

    Só assim poderão realizar este tipo de trabalho garantindo a sua segurança e a segurança do meio envolvente.

    Isto significa que devem saber utilizar corretamente todas as ferramentas e equipamentos e que, adicionalmente, saberão agir em caso de acidentes ou problemas durante o processo.

    Geralmente, quanto mais experiente for o técnico que executa o trabalho, melhor preparado está para lidar com situações complexas que possam surgir durante os desentupimentos.

  • Materiais, ferramentas e equipamentos
  • As ferramentas certas podem ser salva-vidas. Possuir o material adequado pode evitar ferimentos durante os desentupimentos.

    Assim, é de extrema importância que toda a equipa tenha acesso a estes para que possam trabalhar em segurança e rapidamente, se necessário, por exemplo, no caso de uma emergência.

    O equipamento adequado garante a segurança dos técnicos, mas permite, também, uma intervenção mais eficiente e eficaz.

  • Experiência
  • A experiência adquirida ao longo dos anos de trabalho permite ter um know how elevado que vai além da teoria.

    A utilização das inovações tecnológicas é essencial para a obtenção de resultados mais rápidos em todas as intervenções, não apenas nos desentupimentos, no entanto, a experiência certa é um complemento fundamental.

  • Atitude
  • Como em tudo na vida, ter a atitude certa pode ajudar a evitar acidentes durante um trabalho de desentupimentos.

    É relevante que todos os elementos operacionais se foquem enquanto trabalham e se mantenham concentrados naquilo que mais precisa da sua atenção.


    Ainda que a necessidade de realizar um serviço deste tipo esteja ligada à urgência, é preciso que ele seja feito com toda a cautela e cumprindo com todos os cuidados.

    Para que não tenha de se preocupar com questões de segurança quando solicita uma intervenção para a sua casa ou para a sua empresa deve contratar uma empresa especializada no ramo de desentupimentos.

    Para saber mais sobre o assunto, conheça todos os nossos serviços.