Utilização de Produtos Químicos de Supermercado para Desentupimentos

  17 de Setembro de 2021 às 11:00

Utilização de Produtos Químicos de Supermercado para Desentupimentos

Não existe nada de errado em adotar uma abordagem “faça você mesmo” para uma variedade de projetos domésticos. Afinal, é importante saber como funciona a sua casa e como reparar alguns problemas comuns.

No entanto, existem alguns elementos cruciais da casa, como o sistema de tubos, que só devem ser tratados por profissionais.

Os produtos químicos para desentupimentos, aparentemente úteis e de fácil acesso, uma vez que estão disponíveis em qualquer supermercado, podem não ser tão vantajosos quanto aparentam.

Na verdade, as utilizações destes produtos podem acarretar várias desvantagens:

  • Danos a Longo Prazo
  • Estes produtos podem destruir os seus tubos. Os canos mais recentes são, por norma, feitos de PVC, enquanto os canos de infraestruturas mais antigas são, geralmente, de metal.

    Os químicos constituintes destes produtos de desentupimento podem levar à corrosão de ambos os tipos canos.

    Assim, está a diminuir a vida útil dos seus canos e a aumentar os custos que terá com a sua substituição prematura.

  • Persistência do Problema
  • Embora de fácil acesso, de acordo com o grau de entupimento, estes produtos podem não funcionar. As obstruções mais graves requerem serviços profissionais.

    E, ainda que funcionem, são apenas soluções temporárias, pois, estes produtos só funcionam com a parte da obstrução com a qual entram em contacto. À medida que a obstrução se solta e o produto continua a descer pelas tubagens deixa para trás uma parte significativa do bloqueio. Isso significa que o tubo ficará entupido novamente num curto espaço de tempo.

  • Toxicidade
  • A maioria dos produtos de limpeza depende de ácido clorídrico e soda cáustica. Esses produtos químicos quando usados conjuntamente, resultam uma combinação incrivelmente perigosa e tóxica.

    Como os produtos para desentupimentos têm como o objetivo corroer os causadores das obstruções, geralmente, resíduos alimentares, gorduras, cabelo, entre outros, estes produtos também degradam outras fibras naturais, como o algodão, a seda e outros tecidos comuns. Portanto, outro prejuízo que pode advir da sua atualização é a sua roupa estragada.

    No entanto, por mais frustrante que possa ser ver as suas roupas estragadas por um destes produtos, será ainda pior sofrer queimaduras na pele. Estes químicos são extremamente agressivos e têm a capacidade de queimar pele exposta.

    Também a sua inalação pode ser perigosa. Se não utilizar uma ventilação adequada ou máscara, poderá sofrer de problemas respiratórios a longo prazo.

  • E... a Coca-Cola?
  • A Coca-Cola, um refrigerante que, quase, todos temos no armário, poderá ajudar com o entupimento da pia da sua banca, do lavatório da casa de banho ou da sua sanita?

    A utilização da Coca-Cola como objeto de experiência nos desentupimentos deve-se ao facto de que esta tem na sua composição ácido fosfórico.

    Este ácido é, geralmente, ligado à sua capacidade de corrosão e utilizado em materiais de limpeza, inclusive nos produtos de desentupimento.

    No entanto, perante um entupimento, a quantidade de ácido fosfórico presente na Coca-Cola não é suficiente para que consiga diluir os resíduos acumulados. Portanto, a Coca-cola, por si só, não pode ser considerada uma solução para os desentupimentos.

    Por outro lado, quando lhe é adicionado outro reagente, como é o caso do fermento, pode constituir um perigo para os seus canos pois gera uma reação química que provoca o aumento de temperatura e da pressão.

    Todo o tipo de produtos que causem reações químicas, podem ajudar, temporariamente, no desentupimento do cano, mas estão a provocar sérios danos nos seus canos e gerar graves complicações.

    O melhor será procurar uma solução adequada ao problema em questão e optar por técnicas não destrutivas para os seus canos, de modo que a solução não lhe traga problemas futuros.

    Opte por um serviço especializado, com técnicos profissionais e equipamentos com tecnologia de ponta, para que possam reunir a melhor qualidade, num só serviço.

A SimpliEsgoto é a melhor escolha para desentupimentos. E sabe porquê? Porque, para além de reunir estas condições, têm ainda uma vasta gama de serviços, que podem ser personalizados para si, com equipa de piquete disponível 24 horas, 7 dias por semana.

Contacte-nos através do 308 806 854!