Como o saneamento tem impacto no meio ambiente e na sustentabilidade?

  17 de Janeiro de 2024 às 10:00

Como o saneamento tem impacto no meio ambiente e na sustentabilidade?

O saneamento é um serviço essencial para o desenvolvimento urbano e tem um impacto direto na nossa sociedade. O saneamento é também de extrema importância, visto que contribui para a prevenção de inúmeras doenças, mortes, bem como desigualdades sociais.

Porém, o acesso ao saneamento ainda não está garantido para toda a população. Segundo a AdP -Águas de Portugal, atualmente existem mais de dez milhões de pessoas, na União Europeia, que ainda não têm acesso a serviços de saneamento básico em segurança.


É imprescindível salientar que o saneamento visa garantir a sustentabilidade e a qualidade dos recursos naturais, com o objetivo primordial de minimizar os impactos negativos no meio ambiente e, sobretudo, proporcionar uma melhor qualidade de vida a toda a população.


Para isso é necessário implementar medidas para o controlo ambiental, nomeadamente:

  • Abastecimento de água tratada;
  • Drenagem das águas;
  • Controlo de resíduos sólidos;
  • Tratamento dos esgotos.

Ao implementarmos estas ações sustentáveis estamos a contribuir para a preservação da qualidade da água, do ar e dos solos, aumentando o equilíbrio da qualidade do meio ambiente.


Já percebemos que existem inúmeras consequências no que diz respeito ao impacto do saneamento no meio ambiente e na sustentabilidade. É necessário agir e construir ações educativas e de sensibilização para toda a população e para as empresas. Exemplificando, podemos utilizar a problemática do lixo deitado para o chão ou para o esgoto que compromete o correto funcionamento de uma ETAR, a proteção ambiental e a saúde pública, para fomentar comportamentos mais sustentáveis e contribuir para o aumento da literacia ambiental.